ARTE

PERCURSOS, LINGUAGENS E CULTURA

VOLUME ÚNICO

Francione Oliveira Carvalho

Livro Impresso

Objetos Educacionais Digitais (OEDs)

Livro Digital

Sequências de Revisão

Portal Exclusivo

A Arte como disciplina na SÉRIE BRASIL – Ensino Médio não se encerra em si mesma. Ela é entendida como um conjunto de linguagens e manifestações variadas de expressão individual e de interpretação da realidade. A obra privilegia os diversos elementos da arte como ferramentas de leitura do mundo, propondo um diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com o cotidiano dos jovens. As linguagens cênica, visual, musical e híbrida são abordadas como produtos de diferentes culturas e experiências.

O livro é estruturado em temas que se relacionam entre si, mas não exigem linearidade de percurso, o que possibilita transitar e criar diferentes trajetórias pelos territórios da arte e da cultura. As diferentes linguagens das obras selecionadas, os textos e as propostas de experimentação oferecem um painel da produção contemporânea brasileira, latino-americana e de outros territórios em diálogo com a produção clássica na arte.

AS LINGUAGENS CÊNICA, VISUAL, MUSICAL E HÍBRIDA SÃO ABORDADAS COMO PRODUTOS DE DIFERENTES CULTURAS E EXPERIÊNCIAS

Por dentro do livro

As seções ao longo dos capítulos sugerem diferentes maneiras de o conteúdo ser apresentado, discutido e estudado.

Divisão por temas

A divisão do livro por temas possibilita um percurso não linear, propiciando ao professor flexibilidade no planejamento, de acordo com necessidades pontuais.

Diálogos

Exercícios evidenciam a relação entre a Arte e outras disciplinas curriculares.

Percursos de criação

Com propostas individuais e coletivas, atividades exploram e desenvolvem habilidades e conceitos já trabalhados.

Investigação

Orientação para o desenvolvimento autônomo de pesquisas e projetos que aprofundam ou extrapolam temas discutidos em aula.

Sempre atento!

Questões retiradas do Enem e de vestibulares ajudam a perceber como os temas da arte e da cultura estruturam diferentes formas de conhecimento e experiências.

Imagens e pensamento

Por meio da leitura de imagens, o aluno é convidado a refletir sobre a arte, desenvolvendo seu senso estético.

CD de música

O ícone mostra quando há áudio complementar ao texto.

Formação e informação

Seções de referência relacionam a disciplina à produção contemporânea.

Virou notícia

Textos que circularam na mídia tradicional ou em redes sociais mostram como arte e cultura são abordadas.

PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

Ao final de cada tema, encontram-se questões relacionadas extraídas do Enem e dos principais vestibulares.

O livro é acompanhado de um CD, com reproduções de trechos de músicas e exercícios sonoros que possibilitam o desenvolvimento dos temas relacionados.

Propostas de atividades em grupo estimulam os trabalhos colaborativos, uma tendência presente na produção atual de arte.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

A obra ajuda na compreensão dos diversos elementos da cultura e da arte atuais, passando pela estética do cotidiano e uma diversidade de narrativas e linguagens.

Seções paralelas ao texto principal, como glossário, bibliografia e indicações culturais, estimulam a ampliação do conhecimento e o estudo autônomo.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Ao longo do livro, há espaços para que o aluno possa fazer registros de suas reflexões e dúvidas, contribuindo para a construção do conhecimento.

A obra enfatiza conceitos, competências e habilidades, com variedade de temas, abordagens e atividades que levam o aluno a refletir sobre a arte e seu significado em sua vida.

SOBRE OS AUTORES

Francione Oliveira Carvalho

Doutor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná; licenciado em Educação Artística pela Belas Artes de São Paulo. Pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo, onde atua como pesquisador e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas/USP.