FÍSICA

CONCEITOS E CONTEXTOS

3 VOLUMES

Maurício Pietrocola
Alexander Pogibin
Renata de Andrade
Talita Raquel Romero

Livro Impresso

Caderno de Revisão

Objetos Educacionais Digitais (OEDs)

Livro Digital

Sequências de Revisão

Portal Exclusivo

A coleção de Física da SÉRIE BRASIL – Ensino Médio se destaca pela clareza na exposição dos conteúdos e pelo contato com a realidade do aluno. Trabalhando os principais temas da disciplina de forma contextualizada, a linguagem da obra é cuidadosamente adequada à faixa etária do Ensino Médio.

Os conceitos físicos são apresentados e discutidos com o devido rigor, porém sem excesso de formalismo. Os conteúdos são trabalhados relacionados ao cotidiano, o que traz mais relevância e significado ao aprendizado do aluno.

A OBRA SE DESTACA PELA CLAREZA NA EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS E O CONTATO COM A REALIDADE DO ALUNO

Por dentro do livro

As seções ao longo dos capítulos sugerem diferentes maneiras de o conteúdo ser apresentado, discutido e estudado.

Abertura de unidade

Uma imagem, que resume de maneira interessante o tema a ser trabalhado, associada a um breve texto, aproxima o aluno do conteúdo de cada unidade.

Explorando o assunto

Questões para interpretação do texto ou problematização de um conceito recém-apresentado em um contexto diferente.

Exercícios finais

Questões de maior complexidade conceitual – muitas extraídas de diversos vestibulares – exigem diferentes estratégias de pensamento e habilidades.

A Física na história

O objetivo desta seção é apresentar uma visão do contexto histórico de cada período, e refletir sobre as relações entre ciência, tecnologia, cultura e sociedade.

Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

Evidencia a importância da pesquisa científica para o bem-estar da sociedade.

Por dentro do conceito

Um mergulho mais profundo em alguns dos temas trabalhados.

Investigue com o pesquisador

O aluno aprende por meio de trechos de textos de cientistas e pesquisadores renomados.

Exercícios resolvidos e Exercícios propostos

Soluções comentadas de exercícios indicam estratégias de trabalho que serão usadas na resolução de novas questões, propostas no final de cada capítulo.

Pesquise, proponha e debata

Trabalhos que requerem pesquisas em diferentes fontes ou debates em grupo para proposição de ideias e argumentos.

PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

Seleção atualizada de questões do Enem e dos principais vestibulares de diferentes regiões do Brasil.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

Moderação na utilização da Matemática para explicar fenômenos físicos – valorização da Física como ciência prática para investigar a si mesma e o mundo.

Eixos integradores do Ensino Médio trabalhados na Física em favor da sociedade – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Exercícios resolvidos apontam estratégias de resolução para as atividades seguintes, propostas ao longo das unidades.

SOBRE OS AUTORES

Maurício Pietrocola

Atuante na área da Educação. Licenciado em Física e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Epistemologia e História das Ciências pela Universidade de Paris VII e livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Física em escolas de Ensino Médio e atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Alexander Pogibin

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo com formação complementar em Pedagogia. Foi professor de escolas públicas e particulares e atualmente participa de projetos na área de ensino de Física e Educação em geral.

Renata de Andrade

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo, especialista em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Campinas com formação complementar em Pedagogia e Psicopedagogia. Foi professora em escolas públicas e privadas e atualmente integra a Equipe Pedagógica de Física da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Talita Raquel Romero

Licenciada em Física e mestra em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Já atuou com formação de professores na Estação Ciência da USP e no Ensino Superior de instituições particulares. Realiza pesquisa e produção de materiais didáticos junto ao Núcleo de Pesquisa em Inovações Curriculares (Nupic/USP) e trabalha com gestão de cursos de Educação a Distância.