GRAMÁTICA

VOLUME ÚNICO

Cibele Lopresti Costa (Coord.)
Aline Evangelista Martins
Angela Kim Arahata
Elenice Rodrigues

Livro Impresso

Caderno de Revisão

Livro Digital

Portal Exclusivo

A obra Gramática – Textos e contextos trata de interação, de diversidade, de vozes, em tempos, situações e espaços. Um livro que fala sobre a nossa língua e sobre nós, com conteúdos atuais, significativos e relevantes. Por meio da reflexão sobre o uso da língua, o aluno será capaz de perceber as formas adequadas aos diferentes contextos, considerando as variedades linguísticas de prestígio ou norma-padrão.

A OBRA PROPÕE AO ALUNO PENSAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS PERTENCENTES A DIFERENTES GÊNEROS E REFLETIR SOBRE TEMAS DIVERSOS E LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL.

Por dentro do livro

Seções especiais ao longo dos capítulos sugerem diferentes maneiras de apresentar, discutir e estudar o conteúdo.

Abertura de unidade

O livro é composto de unidades para facilitar a divisão da gramática por assuntos. A abertura apresenta um texto e uma imagem que motivam os alunos para o tema da unidade.

Abertura de capítulo

Todos os capítulos começam com um texto ou uma imagem que dispara uma conversa sobre um tema ou situação de uso da linguagem.

Sistematização de conteúdo

Quadros destacados graficamente em azul sistematizam o conteúdo do capítulo e trazem conceitos, definições e exemplos dos tópicos estudados.

Pense sobre isso

Apresenta de forma mais reflexiva algum ponto relacionado ao assunto que está sendo estudado.

Ampliando o conhecimento

Aprofunda os temas relacionados aos conteúdos abordados ou alguma informação apresentada nos textos utilizados para desenvolver assuntos gramaticais.

Diálogos

Presente em alguns capítulos, estabelece relação entre conceitos abordados e temas próprios de outras disciplinas, como História, Geografia, Filosofia e Arte, favorecendo a percepção da integração entre as áreas do conhecimento.

A gramática e a construção de sentido

Ao realizar as atividades propostas nessa seção, você vai mobilizar o conhecimento construído e analisá-lo em um novo texto, observando como os conhecimentos linguísticos impactam a leitura e a interpretação.

Exercícios

Essa seção propõe uma retomada dos conteúdos por meio de atividades elaboradas para sistematizar o que foi estudado.



Enem e vestibulares

No final de cada capítulo, você poderá treinar os conceitos estudados por meio de questões extraídas do Enem e de vestibulares de todo o país.


PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

Conteúdo apropriado para o tempo escolar.

Explora os exercícios de forma gradativa.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

Propostas de exercícios que exercitam as competências e habilidades por meio de questões elaboradas nos moldes do Enem.

Seleção de textos que dialogam com os interesses e o cotidiano dos alunos.

Estímulo à autonomia dos alunos para expressar-se sobre o uso da língua e da linguagem.

Estabelece um diálogo direto com as culturas juvenis, além de apresentar textos pertencentes a âmbitos menos familiares.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Contém orientações específicas para aplicação dos capítulos.

Indicação de projetos interdisciplinares.

SOBRE OS AUTORES

Cibele Lopresti Costa (Coord.)

Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Letras pela mesma instituição. Foi professora de Estudos Literários de Pós-Graduação do Centro de Formação da Escola da Vida. Autora de livros didáticos para o Ensino Fundamental II e Ensino Superior. Atua também na área de assessoria pedagógica, formação de professores e mediação em clubes de leitura.

Angela Kim Arahata

Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Foi professora polivalente do Ensino Fundamental I e de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental II na rede particular de ensino. Foi professora de Didática e Metodologia de Pesquisa na Pós-Graduação do Centro de Formação da Escola da Vila. Leciona e coordena a área de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio da rede particular de ensino. Atua também na área de formação de professores e assessoria pedagógica.

Aline Evangelista Martins

Mestra em Ensino de Literatura pela Universidade Autônoma de Barcelona (ESP) e graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Foi professora polivalente do Ensino Fundamental I e professora e coordenadora da área de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na rede particular de ensino. Autora de livro didático para o Ensino Superior. Atua também na área de formação de professores.

Elenice Rodrigues

Especialista em Língua Portuguesa e em Análise do Discurso pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Língua e Literatura Portuguesa pela mesma instituição. Foi professora e coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na rede particular de ensino. Colaboradora na elaboração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental II. Atua também na área de formação de professores das redes particular e pública de ensino e na assessoria pedagógica em Língua Portuguesa na rede particular.