HISTÓRIA

EM CURSO

VOLUME ÚNICO

Marieta de Moraes Ferreira
Mariana Guglielmo
Renato Franco

Apresentação

 

Livro Impresso

Caderno de Revisão

Livro Digital

Portal Exclusivo

A obra de História da SÉRIE BRASIL – Ensino Médio tem uma linguagem clara e acessível, articulando teoria e prática, e intercala conteúdos referentes ao Brasil, à Europa, América, África, Ásia e Oceania seguindo a abordagem da História Integrada, em sequência cronológica.

A apresentação dos temas é feita com base em questões articuladas com o conhecimento prévio do aluno, com o objetivo de estimular o debate e, assim, desenvolver a sensibilidade e a capacidade analítica do aluno para interagir mais ativamente com o mundo em que vive.

A APRESENTAÇÃO DOS TEMAS É BASEADA EM QUESTÕES ARTICULADAS AO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO, COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR O DEBATE

Por dentro do livro

As seções ao longo dos capítulos sugerem diferentes maneiras de o conteúdo ser apresentado, discutido e estudado.

Abertura de unidade

Uma imagem de impacto relacionada ao tema da unidade, acompanhada de breve texto, serve de motivação ao aluno.

Debates historiográficos

Aponta diferentes interpretações do mesmo assunto, mostrando como os processos históricos passam por constantes releituras.

Construindo o conhecimento

O objetivo dessa seção é iniciar os debates em sala de aula, com base no conhecimento prévio dos alunos.

Saiba mais

Análise mais aprofundada de um tema específico. Mostra ângulos distintos de um mesmo processo histórico.

Atores históricos

Descreve uma figura importante para o processo estudado, enfatizando o lado humano da História.

História em documento

Documentos relacionados ao tema ajudam o aluno a contextualizá-lo.

Conecte-se

Atividades relacionam passado e presente.

Para assistir

Indicação de filmes para incentivar a discussão do tema em pauta e oferecer caminhos para a pesquisa autônoma.

Aprofundando o conhecimento

Atividades no final de cada capítulo estimulam o raciocínio crítico e analítico.

PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

Seleção de exercícios adequada ao planejamento flexível de aulas.

Seleção atualizada de exercícios do Enem e de vestibulares de diferentes regiões do Brasil, além de questões inéditas do banco de dados do FGV Ensino Médio.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

Seções e boxes se estruturam com base em princípios que valorizam a interdisciplinaridade e os principais debates historiográficos.

Diferentes aspectos da realidade são trabalhados em atividades que articulam o conteúdo de História com a matriz de referências do Enem.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Uso de imagens como recurso para ampliação e contextualização do conhecimento – gráficos, mapas, obras de arte, fotografias, entre outras.

SOBRE OS AUTORES

Marieta de Moraes Ferreira

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História.

Mariana Guglielmo

Mestra em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora e pesquisadora na Fundação Getúlio Vargas. Foi professora em escolas do Ensino Básico nas redes pública e privada.

Renato Franco

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História.