PRODUÇÃO
DE TEXTO

VOLUME ÚNICO

Cibele Lopresti Costa (Coord.)
Cláudia Miranda
Edson Munck Jr.
Jaciluz Dias

Apresentação

 

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A obra Produção de texto, da Série Brasil, contempla competências e habilidades de produção textual previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Com apoio em criteriosa e representativa seleção de textos, são apresentados temas atuais e relacionados à realidade dos estudantes para fomentar práticas de leitura e de produção de texto em múltiplos contextos de comunicação.

A obra propõe atividades de leitura e produção de textos escritos, orais e multissemióticos que relacionam os saberes escolares às experiências de vida dos estudantes, tornando-se, para eles, uma porta aberta para o autoconhecimento e a compreensão do mundo.

Por dentro do livro

O livro é composto por 13 unidades que abordam temas ligados à cidadania, à ética e à pluralidade cultural e propõem uma ampla reflexão sobre a língua com base em situações reais de uso. As unidades estão organizadas nas seguintes seções:

Abertura de unidade

Em página dupla, a abertura traz sempre uma imagem impactante relacionada ao tema da unidade e questões que contextualizam os gêneros e conteúdos linguísticos que serão trabalhados e os articulam com conhecimentos prévios dos alunos. Além disso, há sugestões de livros, filmes, músicas e sites.

Textos

As unidades se ancoram em dois textos de gêneros distintos, selecionados entre os mais frequentes no Enem e nos vestibulares, precedidos por questões para o estabelecimento de inferências e antecipações de leitura. A primeira unidade é exceção: ela traz uma diversidade de textos que envolvem o estudante no estudo de conceitos como discurso e gênero.

Interagindo com o gênero

Essa seção propõe questões de interpretação de texto e análise das características dos gêneros.



Vamos comparar?

Aqui, os textos lidos são comparados quanto ao assunto, ao interlocutor, à linguagem e à função social.

Ampliando o conhecimento

Esse boxe serve de apoio à leitura; contextualiza, complementa ou aprofunda informações dadas nos textos.

Pense sobre isso

Propõe questões sobre algum aspecto do conteúdo que mereça uma reflexão e uma observação mais atenta.

Língua e linguagem

O aluno é convidado a observar a língua em uso. São abordados mecanismos de coesão, modalizadores discursivos e o conceito de variedade linguística e de norma-padrão, entre outros tópicos de análise linguística e semiótica.

Oficina de produção

Essa seção contempla a produção de textos escritos, orais e multissemióticos de gêneros variados, indo desde o planejamento até a edição e a publicação. As atividades incluem o uso de programas de edição de texto e a veiculação da produção em mídias digitais.

Diálogos

Nessa seção, de natureza interdisciplinar, o tema da unidade é conectado a diferentes áreas do conhecimento, o que contribui para que o estudante compreenda melhor a sociedade em que vive e as complexas relações estabelecidas nela.

Enem e vestibulares

Cada unidade se encerra com uma seleção de questões extraídas do Enem e dos principais vestibulares do país, que permitem que o aluno aplique os conhecimentos construídos e avalie suas aquisições de aprendizagem.


Caderno de redação

No final do livro, um caderno com propostas de redação prepara o estudante para as provas de redação do Enem e de vestibulares.


PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

Com temas atuais e relacionados ao cotidiano dos estudantes, a obra fomenta práticas de leitura e produção de texto em diversos contextos de comunicação.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

O livro estimula a reflexão sobre a língua, com base em situações reais de uso. Contemplando temas ligados à cidadania, à ética e à pluralidade cultural, instiga o autoconhecimento e a compreensão do mundo.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Atendendo às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, a obra Produção de Texto é composta por 13 unidades e um caderno de redação, tratando de forma equilibrada textos e atividades.

SOBRE OS AUTORES

Cibele Lopresti Costa (Coord.)

Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (SP). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SP) e graduada em Letras pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, trabalha na formação continuada de professores atuando como assessora pedagógica em escolas particulares e públicas. Autora de livros didáticos e paradidáticos.

Cláudia Miranda

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Pós-graduada em Literatura Comparada e em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, trabalha na formação continuada de professores atuando como assessora pedagógica em escolas particulares e públicas. Autora de livros didáticos, paradidáticos e de literatura infantil.

Edson Munck Jr.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Mestre e especialista em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição. Licenciado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG). Professor de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio em escolas particulares e públicas.

Jaciluz Dias

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (MG). Licenciada em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas particulares e públicas.