QUÍMICA

MATÉRIA, ENERGIA E TRANSFORMAÇÕES

VOLUME ÚNICO

José Carlos de Azambuja Bianchi
Carlos Henrique Albrecht
Daltamir Justino Maia

Apresentação

 

Livro Impresso

Caderno de Revisão

Livro Digital

Portal Exclusivo

O principal objetivo da obra QUÍMICA – MATÉRIA, ENERGIA E TRANSFORMAÇÕES é apresentar não só a Química mas principalmente sua aplicabilidade. Ao apresentar propostas diferenciadas, favorece tanto a assimilação dos conteúdos curriculares como o exercício da postura crítica necessária à formação cidadã e à construção da autonomia do pensamento.

Os conceitos abordados partem de algum estudo ou do senso comum, mas estão sempre baseados na história do conhecimento que se fez ao longo dos últimos séculos.

Os textos foram desenvolvidos para que o aluno compreenda os conceitos com o auxílio de experimentos de baixo custo que podem ser executados em sala de aula.

AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE SÃO VALORIZADAS PELA QUÍMICA APLICADA PARA O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE.

Por dentro do livro

Seções especiais ao longo dos capítulos sugerem diferentes maneiras de apresentar, discutir e estudar o conteúdo.

Abertura de unidade

O livro é composto de unidades para facilitar a divisão da Química por assuntos. A abertura apresenta um texto e uma imagem motivadores sobre o tema da unidade.

História da Química

Aborda a história da Química e suas personalidades, valorizando a ciência sob a perspectiva da construção histórico-científica.

Com a palavra...

Textos de importantes químicos da atualidade abordam, sob outras perspectivas, algum tema tratado no capítulo.

Experimento

Atividade experimental que aborda a teoria na prática.

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Demonstra como a pesquisa científica pode ser aplicada para o bem-estar da sociedade, explorando as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Atividade investigativa

Propostas de atividades experimentais ou de investigação que envolvem questionamentos de outras disciplinas.

Química Aplicada

Aborda e explica a aplicação da Química em situações cotidianas, relacionadas diretamente à realidade do mundo em que vivemos.

Exercícios resolvidos

Apresentam estratégias de resolução e servem de apoio aos exercícios propostos no decorrer dos capítulos.

Exercícios propostos

Ajudam na fixação do conteúdo e acompanham o desenvolvimento teórico de cada capítulo.

Exercícios finais

Exercícios de vestibulares de todo o Brasil com maior nível de complexidade conceitual, presentes ao final do capítulo.

Enem

Seleção de exercícios dos últimos exames do Enem, presentes ao final da unidade.

PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

As propostas privilegiam conteúdos didáticos estruturados que favorecem a assimilação dos conteúdos curriculares como o exercício da postura crítica

Exercícios resolvidos apresentam estratégias de apoio aos novos exercícios. Uma ilustração da metodologia para resolver um problema.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

As aberturas de unidade valorizam o envolvimento do aluno com texto e imagem motivadores, investigando o que eles pensam a respeito do tema.

Propostas de atividades que propiciam a interiorização dos conceitos ao discutir, refletir e colaborar com os colegas, fazendo perguntas e dando respostas.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Distribuição dos temas de acordo com o nível de complexidade dos conceitos

Flexibilidade para o professor empregar o tempo de trabalho com cada capítulo e/ou priorizar algum deles conforme sua demanda.

SOBRE OS AUTORES

José Carlos de Azambuja Bianchi

Mestre em Química Inorgânica, com linha de pesquisa em Ensino, pela Universidade de Campinas (Unicamp). Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz. Professor do Ensino Médio na rede particular de ensino.

Carlos Henrique Albrecht

Pós-graduado em Estrutura da Matéria pela Unicamp. Bacharel e Licenciado em Química pela Unicamp. Professor do Ensino Médio nas redes pública e particular de ensino.

Daltamir Justino Maia

Doutor em Ciências pela Unicamp. Mestre em Química Inorgânica pela Unicamp. Bacharel em Química pela Unicamp. Autor de livros de Ensino Superior de Química. Professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo (Campus Campinas).