SOCIOLOGIA

VOLUME ÚNICO

Helena Bomeny
Bianca Freire-Medeiros
Raquel Balmant Emerique
Julia O’Donnel

Livro Impresso

Livro Digital

Sequências de Revisão

Portal Exclusivo

O principal objetivo da SÉRIE BRASIL – Ensino Médio é apresentar a Sociologia como uma importante ferramenta de reflexão sobre a realidade brasileira. Ao criar uma conversa bem conduzida entre teoria e prática, texto e imagem, o material desperta o interesse e inspira a “imaginação sociológica” dos alunos. Por meio do diálogo com o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, a obra apresenta os principais conceitos da Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Com uma linguagem clara e acessível aos alunos do Ensino Médio, os conceitos clássicos das Ciências Sociais são relacionados a exemplos práticos do cotidiano, estabelecendo, assim, contato com o Brasil atual e com a realidade do aluno, visando estimular o desenvolvimento de seu senso crítico.

AO CRIAR UM DIÁLOGO BEM CONDUZIDO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O MATERIAL DESPERTA O INTERESSE E INSPIRA A “IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA” DOS ALUNOS

Por dentro do livro

As seções ao longo dos capítulos sugerem diferentes maneiras de o conteúdo ser apresentado, discutido e estudado.

Abertura de unidade

O filme clássico de Charlie Chaplin estrutura o percurso de ensino relacionando suas passagens a conceitos e teóricos importantes da história da Sociologia.

Linguagens e esquemas

Os conteúdos são sempre apresentados por meio de imagens, gráficos, tabelas e mapas para exercício da síntese e da intertextualidade.

Sessão de cinema

Sugestões de filmes acompanhadas de orientações pedagógicas no Manual do Professor, com práticas de trabalho em sala de aula.

Recapitulando

Boxes resumem os temas do capítulo, retomando as principais questões abordadas para reforço e revisão dos conteúdos trabalhados.

Construindo seus conhecimentos

Exercícios organizados de forma a permitir que o aluno desenvolva autonomamente diferentes habilidades por meio da análise e da interpretação de imagens, músicas, textos, gráficos e charges.

Leitura complementar e fique atento

Indicação de artigos ou trechos de livro de importantes autores da área estimula a reflexão sobre como os principais conceitos sociológicos abordados no capítulo estão em permanente articulação com a realidade.

Conceitos sociológicos

Glossário define, no final do livro, todos os conceitos sociológicos trabalhados nos capítulos.

PROPOSTAS DE VALOR

MEDIDA
CERTA

Uso de imagens contextualizadas facilita a compreensão de conceitos abstratos e estimula discussões em grupo e debates.

Seções bem delimitadas graficamente possibilitam pausas programadas para o aluno compreender e contextualizar os conceitos relacionados a cada capítulo.

Linguagem acessível valoriza o ensino de Sociologia em sala de aula, com orientações claras e práticas ao professor.


FORMAÇÃO
INTEGRAL

Seleção de exercícios relacionados ao conteúdo do capítulo com foco na preparação para o Enem.

Propostas para produção textual dos alunos com base em temas dos principais vestibulares.

No Manual do Professor, sugestões de material complementar, acompanhadas de propostas de desenvolvimento de atividades em sala de aula.


ORGANIZAÇÃO
FUNCIONAL

Sugestões de práticas multidisciplinares e de trabalhos além da sala de aula, como em museus e projetos sociais, permitem ao aluno um percurso de aprendizagem mais próximo de sua realidade.

Atividades de pesquisa e trabalho de campo estimulam a iniciativa e desenvolvem as habilidades investigativas e analíticas do aluno, para ele compreender melhor os fatos ligados à realidade econômico-social.

SOBRE OS AUTORES

Helena Bomeny

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, com trabalhos nas áreas de educação, pensamento social brasileiro e teoria sociológica. Foi professora e coordenadora da Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), onde atuou como coordenadora do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (Preal). Atualmente leciona no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Bianca Freire-Medeiros

Doutora em História e Teoria da Arte e da Arquitetura pela Binghamton University (Suny). Sua área de pesquisa abrange os temas de Arte, Espaço Urbano e Alteridade Cultural. Foi professora associada da Escola Superior de Ciências Sociais e atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) e professora adjunta no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

Raquel Balmant Emerique

Graduada em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), atua como pesquisadora nas áreas de Sociologia da Educação, Avaliação Educacional e Práticas de Ensino. Foi pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/ FGV), onde coordenou as atividades de produção de conteúdo didático de todas as disciplinas e estudos sobre Avaliação Educacional. Atualmente é professora adjunta na área de licenciatura do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Julia O’Donnel

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), atua como pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana, História Social e Cultura Urbana. Foi professora da Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), onde atuou como pesquisadora por mais de dez anos. Atualmente é professora adjunta na área de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).